O exame de dosagem hormonal é preventivo. Logo, torna-se parte importante no diagnóstico de distúrbios no organismo. Quando há, no resultado dos testes, qualquer alteração nos hormônios, é possível detectar doenças ainda em estágios iniciais. Como resultado, fica mais fácil evitar complicações e ter sucesso no tratamento.
Variando conforme a faixa etária e com especificações diferentes para homens e mulheres, os exames devem ser parte do check-up de rotina. Há, ainda, casos que precisam ser estudados quando existem sintomas dessa variação. Nas mulheres, por exemplo, as alterações hormonais causam irregularidades no ciclo menstrual.
O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.
Além disso, a dosagem de prolactina, hormônio com função de estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e de TSH, da tireoide, ajuda no entendimento de ciclos irregulares. Os resultados alterados nessas pesquisas podem influenciar, inclusive, na tentativa de engravidar.
As avaliações hormonais realizadas em homens são recomendadas com o objetivo de estudar a capacidade de produção de substâncias químicas que agem sobre o testículo e estimulam a geração de espermatozoides. Para eles, o destaque na atualidade é o exame que mede o PSA.
PSA é a sigla, em inglês, para antígeno prostático específico, moléculas produzidas pela próstata. A quantidade de PSA em circulação no sangue, pelo qual é feita a análise, pode apontar distúrbios, sendo um dos principais indicadores de câncer. Em relação aos hormônios, os mais checados são a testosterona e o TSH.
No Laboratório Bellato, o exame de dosagem hormonal é realizado em equipamentos automatizados, através de uma metodologia moderna e eficaz.