Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).
É importante que se diga que o exame laboratorial é um meio para um profissional da saúde humana (médico, dentista ou veterinária) concluir a respeito do estado de saúde do paciente-cliente.
1) Fase pré-analítica: o paciente-cliente é orientado, é realizado a coleta de material biológico, a manipulação e conservação do material que posteriormente será analisado. É nesta fase onde ocorrem a maioria dos erros.
Os fluidos mais comuns para exame são: sangue, urina, fezes e expectoração. No entanto em ambiente hospitalar poderá ser encontrado ainda: liquido sinovial, pleural, céfalo-raquidiano, pus, entre outros.
2) Fase analítica: é realizada através de aparelhos automatizados de alta tecnologia e que garantem um maior percentual de acertos e alto número de exames realizados ao mesmo tempo (ganhos de escala). Este fato permite uma análise em maior escala e propicia aos clínicos uma resposta mais breve do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil, aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas humanas.
3) Fase pós-analítica: Emissão de laudo.
Dentro deste contexto, existem diversos fatores que podem interagir com o resultado do exame, resultando em um falso-negativo ou falso-positivo: medicamentos utilizados pelo paciente, sua resposta metabólica, jejum, transporte do material, centrifugação, metrologia, reagentes, calibração e manutenção dos equipamentos, entre outros.
Nos laudos, os principais erros são unidades erradas, erro de digitação, não informação de interferentes no exame, etc.